Satya Nadella, CEO da Microsoft, que tem uma posição de observadora sem direito a voto no conselho da OpenAI

O presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, disse nesta terça-feira (16) que não tem problemas com a estrutura de governança da parceira OpenAI, dois meses depois que o conselho sem fins lucrativos da startup destituiu temporariamente o chefe-executivo da empresa sem levar em conta os interesses dos investidores.

“Estou confortável. Não tenho problemas com nenhuma estrutura”, disse Nadella em um evento da Bloomberg News às margens da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A surpreendente demissão, em novembro, do presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, devido a uma suposta falha de comunicação, desencadeou uma crise na startup por trás do ChatGPT. Funcionários ameaçaram se demitir em massa e ir trabalhar para a Microsoft, que está apoiando a OpenAI com bilhões de dólares.

O conselho da OpenAI, encarregado de proteger a missão sem fins lucrativos da startup de desenvolver uma inteligência artificial poderosa que beneficie a humanidade, acabou restaurando Altman dias depois.

Desde então, a Microsoft garantiu uma posição de observadora sem direito a voto no conselho da OpenAI.

As autoridades de concorrência na Europa, no Reino Unido e, segundo consta, nos Estados Unidos, começaram a analisar de perto o relacionamento entre a Microsoft e a OpenAI. O acordo entre as empresas garante à fabricante do Windows grandes parcelas dos lucros da startup, dependendo de certas condições, disse uma pessoa informada sobre os termos.

De acordo com Nadella, o fato de a Microsoft não ser totalmente proprietária da OpenAI diferenciou o acordo de uma forma pró-competitiva.

“As parcerias são uma forma de, de fato, haver concorrência”, disse ele.

Os investimentos da Microsoft em poder de computação e a aposta de anos na OpenAI antes de sua fama com o ChatGPT, disse Nadella, foram uma “aposta altamente arriscada” e “nem toda a sabedoria convencional”.

Monitorado por Vejas.com.br – Link Original:
CEO da Microsoft está confortável com estrutura da OpenAI-Forbes