A semana começa outra vez com um tom mais defensivo nos mercados internacionais, em meio a dados econômicos mais fracos e recuo das principais commodities.

Leia também

Os contratos futuros do petróleo operam em baixa, revertendo parte dos ganhos da última sexta-feira (05), após a Arábia Saudita cortar os preços de seu petróleo para todas as regiões (inclusive para a Ásia, seu maior mercado), enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 1,1% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 138,95 por tonelada.

Os juros das Treasuries também recuam, limitando um ajuste mais forte para os ativos de risco. Neste ambiente, as principais bolsas da Europa estão em queda nesta manhã de segunda-feira (08), assim como os índices futuros em Nova York.

Mais uma vez, a cautela externa pode limitar o desempenho dos ativos locais hoje. Como direcionadores para os negócios, além dos dados de inflação, as atenções locais estarão no Congresso, ainda em meio aos ruídos da relação entre os poderes Legislativo e Executivo.

Agenda econômica

Brasil: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro e de 2023 é o destaque da semana e será conhecido na quinta-feira. Hoje o Banco Central divulga o Boletim Focus (8h25) e, na quarta-feira, tem produção e venda de veículos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

EUA: Dados de inflação ao consumidor (CPI), na quinta-feira, e ao produtor (PPI), na sexta-feira, se destacam na agenda, que contará ainda com discursos de vários dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), entre eles o presidente da distrital de Nova York, John Williams (quarta-feira) e do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, hoje.

Europa: Amanhã a Alemanha divulga a produção industrial e a zona do euro, a taxa de desemprego. Hoje, mais cedo, as encomendas à indústria da Alemanha subiram 0,3% em novembro ante outubro de 2023, abaixo da expectativa de alta de 1% no período.

Enquanto isso, as vendas no varejo da zona do euro caíram 0,30% em novembro, mais do que o previsto (-0,1%), mas o índice de sentimento econômico da zona do euro subiu para 95,6 em dezembro, superando as expectativas (94,4 pontos).

China: Na quinta-feira serão conhecidos os dados do CPI e PPI

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor

Monitorado por Vejas.com.br – Link Original:
mau humor nos mercados internacionais e expectativa por dados de inflação direcionam os negócios nesta segunda-feira – Vídeos – Estadão E-Investidor – As principais notícias do mercado financeiro