O início é sempre um grande desafio para quem deseja empreender. E, para as empresas de tecnologia, isso não seria diferente. Porém, algumas dessas gigantes começaram em segmentos completamente diferentes do que atuam hoje. Conheça a história de 5 empresas de tecnologias que venderam, no início, de peixe a papel higiênico.

Leia mais:

{{#values}}
{{#ap}}

{{/ap}}
{{^ap}}

{{/ap}}
{{/values}}

SamsungA Samsung teve em seu início o foco em vender legumes, peixes e verduras. O oposto do que a empresa é conhecida atualmente. (Imagem: Samsung)

Uma das empresas de tecnologia mais famosas do mundo é a sul-coreana Samsung, que compete de igual com outras gigantes da indústria, como a Apple e Motorola. No entanto, a história dela não começou com smartphones, smart TV e outros produtos tecnológicos.

No seu início, a Samsung era apenas uma pequena loja de frutas secas, vegetais e peixes. A empresa foi fundada em 1938 por Lee Byung-chul, na cidade de Daegu, na Coreia do Sul. Depois do fim da Segunda Guerra, a empresa começou a produzir açúcar e, mais tarde, passou a fabricar tecidos. A Samsung se tornou famosa na época por construir a maior fábrica de lã do país, de acordo com o Daily Mail.

A Samsung expandiu para mais setores e, a partir de então, incluiu os eletrônicos. Ela se destacou com produtos tecnológicos nos anos 1970, como TVs, calculadoras e ar-condicionado. Já em 1983 ela abriu uma fábrica de semicondutores para fornecer chips para empresas de tecnologia americanas e japonesas. O resto é história.

NintendoA Nintendo começou sua produção, com cartas de baralho. (Imagem: Nintendo)

A Nintendo, que começou a operar no mercado em 1889, inicialmente se dedicava à produção de cartas Hanafuda, um tipo de baralho muito apreciado no Japão. Além disso, a empresa também explorou outras áreas de negócio, como o serviço de táxis e a comercialização de arroz instantâneo.

SonyA Sony se lançou no mercado em 1946 com uma panela elétrica de arroz. (Imagem: Sony)

Em 1945, o “Instituto de Pesquisa de Telecomunicações de Tóquio”, agora conhecido como Sony, inventou a primeira panela elétrica de arroz feita de madeira. Masaru Ibuka, o fundador da empresa, construiu o dispositivo após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, com a esperança de criar um produto que utilizasse a nova rede elétrica do país.

Embora o aparelho enfrentasse desafios para preparar um arroz delicioso devido a flutuações na corrente elétrica, resultando em alimentos super cozidos ou mal cozidos, Ibuka alcançou seu primeiro triunfo global em 1957 com o lançamento do TR-63, um rádio de bolso. A partir desse ponto, a empresa começou a focar nos setores de música e tecnologia.

No próximo ano, o Instituto de Pesquisa de Telecomunicações de Tóquio passou a ser conhecido como Sony Corporation. O novo nome é uma fusão da palavra latina “sonus” (que significa som), e “sonny” (um termo informal para “jovem”). De acordo com o site oficial da Sony, essa junção simboliza “um pequeno grupo de jovens cheios de energia e paixão por criações sem limites e ideias inovadoras”.

HPA HP iniciou com a produção de um oscilador, um aparelho que mede as ondas elétricas. (Imagem: HP)

O primeiro produto da HP foi um oscilador, um aparelho que mede ondas elétricas. Hoje, a empresa é conhecida por seus produtos relacionados a computadores, como notebooks e impressoras. A HP mudou muito desde o seu início.

SegaA Sega iniciou com a produção de máquinas caça-níqueis. (Imagem: SEGA)

Fundada em 1946 no Havaí sob o nome de Service Games, a Sega atuou por mais de dez anos como fornecedora de máquinas de caça-níquel para as bases militares americanas na região. Posteriormente, adquiriu as máquinas Hugh Top da Mills Novelty Co., uma empresa concorrente, e as renomeou para Sega Bell, expandindo suas vendas para o mercado asiático.

Nos anos seguintes, a empresa continuou empenhada em combater concorrentes. Em 1973, lançou um clone do jogo Pong, da Atari, chamado Pong-Tron. Em 1980, abriu uma rival para a franquia de fliperamas Chuck E. Cheese, do fundador da Atari, que foi batizada de P.J. Pizzazz.

Monitorado por Vejas.com.br – Link Original:
O que as maiores empresas de tecnologia vendiam no começo?