Mais de 250 startups se inscreveram, e quatro foram as selecionadas para, entre 8 e 16 de março, estar em Austin, no Texas (EUA), para participar do South by Southwest (SXSW), um dos principais eventos de inovação do mundo. School Guardian, Yours Bank, Dadosfera e Pix Force venceram a competição promovida por uma parceria entre Instituto Caldeira, Dell Technologies e Intel.

As ganhadoras terão as passagens, hospedagem, auxílio para alimentação e transporte para hotel e aeroporto custeadas por Dell Technologies e Intel.

O SXSW é um ambiente que promove a convergência entre tecnologia, cultura e educação. A Head de Negócios e Desenvolvimento de Comunidade do Instituto Caldeira, Carolina Cavalheiro, comenta que, para as startups brasileiras, a ida à Austin é uma oportunidade para conhecer o ecossistema local e interagir com parceiros locais.

“Estando lá, nos conectamos com players importantes que podem fazer esse papel de aproximar o ecossistema brasileiro e do Rio Grande do Sul do ecossistema americano”, relata. “Temos parcerias com hubs que podem abrir as portas para a nossa comunidade”, projeta. A programação inclui a visita à Dell, que tem sede em Austin, com possibilidade de conversa com executivos locais da companhia.

Para William do Santos, cofundador da Your Bank a ida ao SXSW se soma a outras participações em eventos tradicionais de inovação. “Com a presença no SXSW, a Yours vai completar o circuito dos principais eventos regionais, nacionais e mundiais de inovação em dois anos (Mercopar, Startup Summit, South Summit, Web Summit e SXSW)”, conta.

A Yours foi criada em 2021 é a primeira fintech a desenvolver soluções bancárias digitais para crianças e adolescentes no Brasil. Desde então, recebeu aporte de R$ 5 milhões do Banco do Brasil e ultrapassou os 100 mil usuários ativos oferecendo inteligência financeira e soluções para nativos digitais.

“Ficamos muito felizes e certamente traremos muitas conexões e oportunidades do SXSW”, relata Leo Gmeiner, co-fundador e CBO da School Guardian. A startup desenvolveu uma tecnologia que aumenta a segurança das comunidades escolares por meio de recursos como rastreamento de transporte escolar, gestão de autorizações de saída até detecção de armas e botões digitais de emergência. Atualmente, a School Guardian atende mais de 400 instituições de ensino em países como Brasil, Estados Unidos, Portugal, Peru, Bahamas, Uruguai, Paraguai, Egito e Malásia.

Outra selecionada na competição, a Dadosfera é uma Plataforma de Data, AI e Analytics focada em negócios. A solução da startup reúne recursos como coleta, processamento, exploração e análise, integrando toda a jornada de governança de dados e dispensando a necessidade de um time de dados especializado.

“A seleção da Dadosfera entre as mais de 250 startups inscritas, 20 startups semifinalistas, e posteriormente como uma das quatro vencedoras, reflete a sinergia entre nossa visão, a expertise do nosso time, a inovação constante e o apoio contínuo dos nossos clientes e parceiros”, destaca o CEO da Dadosfera, Luis Martins.

A Pix Force, outra startup selecionada, também desenvolve soluções de inteligência artificial, só que a tecnologia é direcionada à interpretação de imagens e vídeos para a tomada de decisão nas indústrias. Com sedes no Brasil, Estados Unidos e Finlândia, atende grandes clientes como Shell e Petrobras e foi eleita por cinco anos consecutivos a startup líder em Inteligência Artificial no Brasil pelo ranking 100 Open Startups.

“Como uma empresa global, a Pix Force busca expandir sua presença internacional, e não há lugar melhor para apresentar nossas soluções inovadoras do que em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Agradecemos a Dell, Intel e ao Caldeira pela oportunidade”, diz Daniel Moura, CEO da Pix Force.

Samsung apresentou sua nova visão de tecnologia baseada em “IA para Todos”

Samsung/Divulgação/JC

Até o dia 12 de janeiro, Las Vegas tradicionalmente é palco de lançamento de inovações tecnológicas, durante a CES 2024. O evento anual se consagrou como uma das principais feiras de tecnologia do mundo, fazendo com que muitas marcas apresentam suas novidades nessa ocasião.

Confira alguns dos anúncios que estão sendo feitos pelas empresas

Novo computador central veicular

Um dos lançamentos feitos neste ano na CES é o primeiro computador central automotivo da indústria capaz de combinar funcionalidades de infoentretenimento sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) em um único sistema em chip (SoC). A inovação foi desenvolvida em parceria pela Qualcomm e Bosch.

O computador central automotivo, que pode ser conferido no estande da Bosch, utiliza a nova plataforma de integração de cockpit e ADAS, da Bosch, baseada no sistema em chip (SoC) Snapdragon Ride Flex plataforma de ponta da Qualcomm Technologies.

“A fusão de funcionalidades de infoentretenimento e ADAS em um único SoC é um marco para a indústria, oferecendo uma solução escalável e de alto desempenho para que as montadoras realizem veículos definidos por software de próxima geração”, destacou Nakul Duggal, vice-presidente sênior e gerente geral de computação automotiva e em nuvem da Qualcomm Technologies, Inc. durante o encontro.

IA para todos

A Samsung Eletronics aproveitou a CES 2024 para apresentar a sua visão de tecnologia baseada em inteligência artificial (IA). Com o mote “IA para Todos”, a companhia demonstrou o impacto dessa tecnologia na forma como utilizamos diferentes dispositivos, que estão se tornando cada vez mais seguros, inclusivos e eficientes no uso de energia.

“Com o surgimento da inteligência artificial, experiências melhores e mais inteligentes redefinirão a forma como vivemos”, disse Jong-Hee (JH) Han, vice-presidente, CEO e chefe da divisão Device eXperience (DX) da Samsung. “O amplo portfólio de dispositivos poderosos da Samsung, juntamente com a busca pela colaboração aberta, ajudará a levar a IA e a hiper conectividade a todos.”

Durante o evento, a fabricante anunciou que está se unindo a parceiros importantes para apresentar a tecnologia por trás dessa visão. Um dos produtos da marca que retratam essa perspectiva é a Samsung Neo QLED 8K QN900D, televisão que possui um processador AI integrado, NQ8 AI Gen 3, equipado com uma rede neural AI oito vezes maior e um NPU duas vezes mais rápido que seu antecessor.

A Samsung Neo QLED 8K QN900D foi um dos grandes destaques da marca na CES 2024. Entre os seus diferenciais, o aparelho aprimora automaticamente o conteúdo de baixa resolução para fornecer uma experiência de visualização com qualidade de até 8K e aumenta a nitidez de imagens em movimento rápido por meio do AI Motion Enhancer Pro.

Monitorado por Vejas.com.br – Link Original:
Quatro startups vencem competição e irão ao SXSW