*Por Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado no atendimento a PcDs, pacientes oncológicos, idosos, pediátricos com necessidades especiais e acamados

Técnica utilizada há muitos anos nos Estados Unidos e Europa, e com adeptos no Brasil, a sedação consciente por óxido nitroso é um procedimento indicado durante o tratamento odontológico de pacientes com alto nível de ansiedade ou que tenham o chamado “medo de dentista”. Tipicamente segura, esta sedação acarreta uma sensação de maior bem-estar para pacientes com este perfil, possibilitando a realização de procedimentos odontológicos mais demorados, sem que o paciente se sinta incomodado com o tratamento.

Também conhecido como gás hilariante, o óxido nitroso é um gás incolor que proporciona uma pequena diminuição da atividade do córtex cerebral, sem causar depressão respiratória. Adotado por cirurgiões habilitados como forma de sedação leve, ela é inalada pelo paciente, que permanece acordado e responde ao dentista durante o atendimento. Os efeitos desaparecem rapidamente ao interromper sua administração. Ao final do procedimento, o paciente volta ao seu estado normal em poucos minutos.

No geral, esse tipo de sedação acarreta uma redução na quantidade de sangramento devido à desaceleração do nível de batimentos cardíacos, e uma maior duração dos agentes anestésicos, que levam mais tempo para serem metabolizados pelo corpo durante o processo.

Quando a técnica é contraindicada?

O uso do óxido nitroso deve ser evitado em pacientes no primeiro trimestre da gravidez, com deficiência de vitamina B-12; com histórico de problemas de saúde mental; com histórico de abuso de substâncias; com diagnóstico prévio de deficiência da enzima metilenotetrahidrofolato redutase ou com doenças respiratórias pregressas.

Em resumo, esta técnica pode ajudar a oferecer um atendimento mais humanizado em diferentes situações em que o paciente necessite desse auxílio, cabendo ao cirurgião-dentista habilitado diferenciar em quais momentos ela pode ajudar, ou não, sempre oferecendo informações claras ao paciente e tirando todas as suas dúvidas.

Sobre o Dr. Thomaz Regazi  O Dr. Regazi é especializado no atendimento odontológico a PcDs, pacientes oncológicos, idosos, pediátricos com necessidades especiais e acamados. Ele atende pacientes internados em hospitais de referência na cidade de São Paulo e também em seu consultório, localizado no bairro de Perdizes. O cirurgião-dentista é formado pela Universidade Nove de Julho – São Paulo, Pós Graduado em Saúde Pública pela UniBF, Mestrando em Odontologia pela UNIARARAS, Membro da CBROHI – Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Especializando em Odontologia Hospitalar no Albert Einstein Instituto, Especializando em Pacientes com Necessidades Especiais pela UniBF e Pós Graduando em Cannabis Medicinal pela Inspirali.