Startups que possuem propostas inovadoras sobre crédito de carbono na suinocultura têm até sábado (30.12) para se inscreverem no processo de seleção do Hub MG Agro.

Conduzido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária e outras instituições, o programa busca conectar essas ideias às demandas de produtores rurais e organizações do agronegócio mineiro.

O desafio proposto nesta edição visa medir o sequestro e a venda de crédito de carbono na cadeia de suínos, abrindo novas oportunidades de negócios para os produtores.

O sequestro de carbono na suinocultura é frequentemente feito por meio de biodigestores, que convertem resíduos orgânicos, como dejetos dos animais, em biogás, uma fonte de energia renovável que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O objetivo é desenvolver uma tecnologia que meça o carbono sequestrado, permitindo aos produtores valorizar seus produtos e negociar os créditos de carbono. Além disso, a inovação busca facilitar a comunicação direta entre os suinocultores e os interessados na compra desses créditos.

Feliciano Nogueira de Oliveira, superintendente de Inovação de Economia Agropecuária da Seapa, enfatizou a importância dessas conexões entre empresas e soluções tecnológicas para o setor agropecuário e a economia mineira.

Ele destacou que o programa busca promover inovações tecnológicas nas várias cadeias produtivas do Estado, visando aprimorar os sistemas de produção e gerar produtos agropecuários sustentáveis, capazes de agregar valor e oferecer ganhos no mercado de crédito de carbono.

O programa conta com a parceria de diversas instituições, incluindo o Sistema Faemg Senar, NovoAgro Ventures, TecnoParq da UFV, universidades federais de Alfenas (Unifal) e Itajubá (Unifei), além de instituições vinculadas à Seapa, como Emater-MG, Epamig e IMA. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio deste link.

Fonte: Pensar Agro

Monitorado por Vejas.com.br – Link Original:
seleção de startups com propostas sobre crédito de carbono termina sábado