Nesta semana acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, a CES 2024, uma das principais feiras de tecnologia do mundo. Entre os itens que chamou a atenção do público durante o pré-evento, nesta segunda-feira (08), está uma porta eletrônica que impede que os gatos de entrarem em casa carregando presas indesejadas, como ratos mortos, por exemplo.

O dispositivo baseado em inteligência artificial foi desenvolvido pela startup suíça Flappie e vem equipado com um sensor de movimento e câmera de visão noturna. A empresa disse ao portal Engadget que montou um banco de dados diverso nos últimos anos que faz o equipamento ter 90% de acertos.

A ideia é que a porta eduque o animal para que o mesmo consiga assimilar que, quando estiver com uma presa, ele não pode entrar em casa, soltando o animal morto. A porta também tem acionamento manual, que permite ao tutor ligar ou desligar o sistema eletrônico a qualquer momento.

A Flappie ainda adicionou um sistema de detecção por chip que, se acionado, só permite a entrada de animais autorizados e microchipados. Ou seja, se qualquer outro animal tentar entrar, a porta não vai abrir.

A pré-venda do dispositivo já está sendo realizada no site da empresa. O modelo sai por 369 francos suíços, o equivalente a R$ 2.121.

Monitorado por Vejas.com.br – Link Original:
Startup lança porta inteligente que impede entrada de gatos com presas indesejadas em casa | Inteligência Artificial